Animais em perigo de extinção

Postado por Holtz em: 11 julho 2011
+A +/- -A

Animais em perigo de extinçãoMuitas espécies de animais estão em perigo de extinção. A natureza sempre eliminou espécies e outras aparecem graças à selecção natural. À medida que o clima da Terra mudava, as raças de animais se iam adaptando ou desaparecendo, mas o processo era natural e durava milhares de anos.
Mas desde que o homem inventou as armas, as armadilhas e outras técnicas rudimentares para capturar os animais, o processo natural se alterou e muitos animais começaram a desaparecer. O processo deixou de ser natural e a pouco e pouco foram desaparecendo animais mais rapidamente, devido ao aumento constante da quantidade de indivíduos humanos. O equilíbrio começou a romper-se.



Mas o caos chega com a tecnologia. Com ela o equilíbrio estremece completamente para muitos espécies de animais selvagens, quando o homem começa a deslocar-se de um continente para outro a levar raças de animais, plantas, bactérias e vírus que eram inexistentes antes da sua chegada.
O meio natural de muitas raças foi afectado pela progressão constante das cidades, que transformam o seu habitat natural. Estes animais devem então fugir e deslocarem-se, estragando o meio ambiente de outras espécies. A exploração florestal destrói ainda mais o seu habitat. Para muitas espécies, esta exploração é como um terramoto para nós. O que começou por ser uma exploração necessária para o homem se converteu em algo totalmente descontrolado pois o homem não respeita os códigos da natureza e as árvores cortadas não se repõem.


Eliminar uma espécie de insecto pode parecer algo sem importância, mas não é assim. Antes pelo contrário. Eliminar essa espécie tira alimento a muitos animais. E esses animais ao ressentirem-se, afectam outros animais. Ou seja, essa pequena espécie de insecto afecta toda a cadeia alimentar. Certas espécies que comem exclusivamente um tipo de insecto podem desaparecer se o insecto que constitui a sua alimentação desaparecer. Naturalmente, o animal que desaparece pela falta de insectos causa uma falta de alimento aos animais que se alimentavam deste. E assim sucessivamente.
Outros factores que provocaram o aumento do número de animais em perigo de extinção (e tristemente a extinção de muitos outros) são a poluição, os derrames de substâncias e muitos outros comportamentos humanos ou desumanos. Todos estes comportamentos ajudam a modificar o meio ambiente e influem sobre o equilíbrio das diferentes raças animais. A caça furtiva participa também no desaparecimento dos últimos exemplares das espécies em vias de desaparecerem. E tenhamos uma coisa muito em mente: quando uma espécie animal desaparecer, está não voltará nunca mais à Terra. Nunca poderemos voltar a ver esse animal. 

Uma parte do mundo morre para sempre.
Portanto, todos temos que fazer o que é necessário e ajudar estes animais, a essas espécies a não morrer. Se todos participarmos um pouco nessa causa, faremos muitas coisas. Entre todos poderemos impedir o desaparecimento de espécies em vias de extinção. Como ajudar? Começa por pequenas coisas: utiliza o carro apenas quando é necessário, recicla, denuncia quando vês injustiças sobre a natureza e animais. Todas estas pequenas acções acumuladas podem marcar a diferença e ajudar a diminuir o desaparecimento de espécies animais em perigo de extinção. Façamos com que os governos vejam que o problema é mais grave do que pensam.

Categoria(s): Curiosidades

» Nenhum Comentário Nesta Postagem

Postar um Novo Comentário:

Colaboradores

Postagens populares