18 julho 2011

Caranguejo

Os caranguejos são artrópodes pertencentes ao Subfilo (ou Superclasse) Crustacea, Classe Malacostraca e Ordem Decapoda ou Brachyura – que em alguns sistemas de classificação se apresenta como Infraordem Brachyura. Tais animais possuem corpos revestidos por carapaça.
Vivem nas regiões litorâneas de todo o mundo, sendo algumas espécies encontradas em manguezais, como o caranguejo-uçá (Ucides cordatus), o aratu (Goniopsis cruentata) e o guaiamum (Cardisoma guanhumi), que vive nas bordas de tal ecossistema.





 Alimentam-se principalmente de peixes e matéria orgânica morta. A coloração é variável, mas são mais facilmente encontrados caranguejos em tons amarelos, vermelhos, marrons e azulados.


Muito semelhantes aos siris, a diferença entre eles está em suas patas locomotoras: as dos siris apresentam-se em forma de pá, auxiliando na natação; e nos caranguejos, elas se apresentam em forma de unha, auxiliando na locomoção terrestre.


Tais animais são bastante utilizados na culinária, em diversos pratos e aperitivos e são importantes componentes para a geração de renda de comunidades que ali vivem. Entretanto, os fatores climáticos, o avanço imobiliário e a construção de portos em áreas de mangues, com a consequente perda de habitats, a poluição e a captura indiscriminada e não seletiva dos caranguejos – incluindo aí, até mesmo, a utilização de seus filhotes como isca para a pesca de peixes – podem comprometer suas populações. Quanto a este último aspecto, trabalhos de Educação Ambiental visando à sustentabilidade dessa atividade e garantias de melhores condições de vida às pessoas que estão inseridas em tal contexto são medidas que podem ser muito eficazes.


Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Malacostraca



Fonte: http://www.brasilescola.com/animais/caranguejo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Sem links
*Sem Caps Lock excessivo
*Sem palavrões
*Ortografia Correta !