Taturana

Postado por Skilfordt em: 18 julho 2011
+A +/- -A

Instituto Butantan, através do Laboratório de Entomologia, realiza pesquisas e identifica insetos de interesse médico que possuem veneno, como por exemplo, taturanas, abelhas e vespas. As taturanas ou lagartas são insetos pertencentes ao grupo dos Lepidópteros (borboletas e mariposas), sendo que no Brasil, duas famílias: a dos Megalopigídeos e a dos Saturnídeos, têm apresentado ocorrências de acidentes. 


Nos últimos cinco anos foram registrados vários casos, inclusive de mortes, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina atribuídos à lagarta Lonomia obliqua (Saturnídeo), cujos espinhos venenosos em contato com a pele humana podem causar manchas escuras, além de hemorragias externa e interna (síndrome hemorrágica) com possíveis complicações fatais.
 

A Lagarta Lonomia oblíqua, ou simplesmente "taturana" (tatá=fogo + rana = semelhante), como é mais conhecida no sul do País (marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, são outros nomes utilizados no Sul), é uma das fases do ciclo biológico de uma mariposa de coloração cinza (fêmeas) ou amarelo-alaranjada (machos), ambos com uma listra transversal sobre as asas. Elas vivem em média 15 dias na fase adulta como mariposa, aparecendo com mais freqüência nos meses de verão (novembro a março), quando, após o acasalamento, põem os ovos. Decorridos aproximadamente 10 dias após a postura dos ovos nas folhas e troncos de árvores como abacateiro, pessegueiro, araticum, pereira e outras árvores frutíferas, os ovos se rompem (eclodem). Surgem as lagartas (período larval) que passam a se alimentar da planta hospedeira durante a noite.

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Saturniidae
Género: Lonomia

Fonte: http://www.infobibos.com/Artigos/2008_3/Taturanas/index.htm

Categoria(s): Animalia

» Nenhum Comentário Nesta Postagem

Postar um Novo Comentário:

Colaboradores

Postagens populares